terça-feira, 29 de junho de 2010

JOSÉ MATHEUS ARNALDO DOS SANTOS -> A máscara do sorriso...

Na China Antiga, um homem chamado Wong se sentia hostilizado pelas pessoas da pequena aldeia em que morava.
Um dia o senhor Wong foi visitar o sábio da região e então desabafou:
- Cumpro minhas obrigações para com os deuses, sou um bom cidadão, um exemplar chefe de família, vivo praticando a caridade. Por que as pessoas não gostam de mim?
E a resposta do mestre foi simples: embora o senhor Wong fosse caridoso, ele nunca sorria e o seu rosto sério levava a todos uma conclusão diferente. Mesmo sendo muito rico, era pobre de "alegria" e "cordialidade".
O sábio, então, deu ao senhor Wong uma máscara sorridente que se ajustava perfeitamente ao seu rosto. Advertiu-o, entretanto, de que se algum dia a tirasse do rosto, não conseguiria recolocá-la.
No primeiro dia em que Wong saiu à rua, todos começaram a cumprimentá-lo e em pouquíssimo tempo já estava cheio de amigos.
Entretanto, um dia, chegando à conclusão de que as pessoas não gostavam dele, mas da máscara, pensou: é preferível ser hostilizado, a ser estimado por uma máscara falsa.
Foi até ao espelho e retirou a máscara sorridente. E que surpresa: O seu rosto tornara-se também sorridente, assumira as expressões e o sorriso da máscara.

Nenhum comentário: