sexta-feira, 21 de maio de 2010

JOSÉ MATHEUS ARNALDO DOS SANTOS -> Você quer, você pode tysunamicamente:

  • Para que você seja um vencedor no instigante jogo da vida, necessário é que se conheça melhor e se valorize muito mais. Para algumas pessoas, esse é um lento processo, devido às limitações que lhes foram impostas, principalmente durante a infância.
  •  Ao nascer, toda criança está plena de autoestima, com todos amando-a e admirando-a. Então, cada balbucio é motivo de alegria e comemoração. Entretanto o tempo vai passando. A criança começa a conhecer o seu próprio espaço e a querer desbravar este mundo totalmente novo para ela. Aí começam a surgir os medos e as inseguranças dos pais, que tolhem a liberdade de a criança fazer suas descobertas. Ela, então, passa a viver cercada de críticas e de julgamentos, os quais vão moldando pensamentos de incapacidade e inadequação que, muitas vezes, a acompanham pelo resto da vida. Por exemplo, quando um menino está aprendendo a andar de bicicleta e cai, em vez de ser criticado pelo tombo, ele deveria ser estimulado a levantar-se e a tentar novamente, sabendo que errar faz parte do processo de aprendizagem.
  • Pais que sufocam os filhos com seu perfeccionismo podem criar indivíduos muito escrupulosos e cheios de sentimentos de culpa ou rebeldes e desregrados, física e moralmente.
  • A melhor maneira de preparar uma criança para uma vida adulta equilibrada é mostrando-lhe suas qualidades, exaltando-as, e motivando-a sempre a aprender e a realizar mais por si mesma. Quanto aos erros, o ideal é mostra-lhe que erra menos quem aprende com a experiência dos outros, e que obstáculos devem ser encarados como etapas do processo de crescimento interior. Caso observe na criança alguma falha de caráter ou comportamento inadequado, é fundamental deixar claro que você desaprova a falha de caráter ou o comportamento, mas não a ela. A criança ou o jovem nessa situação precisa sentir-se seguro de que é e será sempre amado, e que seus atos, hoje reprováveis, podem ser modificados, desde que haja vontade firme e confiança na sua capacidade de vencer suas próprias fraquezas. Isso é fundamental para alicerçar a autoestima das crianças e jovens que nos cercam.
  • E, então, você deve estar se perguntando: "E eu, agora adulto, cheio de complexos e inseguranças? O que posso fazer para resgatar a minha autoestima?
  • Bem, primeiramente adote a atitude positiva e inteligente de perdoar àqueles que participaram da sua criação, entendendo que fizeram exatamente aquilo que aprenderam quando eram pequenos e indefesos. Escolha, também, deixar o passado para trás e viver o presente da melhor maneira possível, descobrindo quem você realmente é e o quanto pode realizar. Você tem um enorme potencial de energias positivas guardadas em seu interior e já é hora de abrir esse reservatório do bem e mostrar ao mundo o seu valor. É preciso aprender a contestar aquele senso crítico interior que lhe tolhe e o faz se sentir pequeno e incapaz.
  • Como fazer isso? Reprogramando-se mentalmente pela sucessiva repetição de afirmações positivas, de grande amor e de respeito por si próprio. Dessa forma, você pode substituir as mensagens negativas, que se instalaram em seu cérebro ao longo da vida, por mensagens de apoio e de motivação, sabendo que, a cada dia, você está crescendo e se tornando muito melhor. 
  • Enfim, aprenda a pensar, sentir e agir como vencedor em todos os aspectos da vida, ou seja, família, amor, trabalho, amizades, saúde e finanças.
  •  É muito importante, também, que você contribua com a autoestima dos que o cercam, através de elogios e incentivos, e que seja prudente com aqueles que às vezes, se aproximam só para ver defeitos e criticar. Com certeza, são pessoas que também precisam resgatar sua autoestima.
  • "Ninguém pode fazer você se sentir inferiorizado sem o seu consentimento."

Nenhum comentário: