sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SUPERAÇÃO:


///:::>> HOMENS TYSUNAMES ===> Certeza, determinação... EXEMPLO! SUPERAÇÃO!


::> MACHADO DE ASSIS nasceu pobre, em um morro do Rio de Janeiro, em um Brasil preconceituoso demais. Filho de lavadeira e pai operário, ficou órfão muito cedo e estudou como pôde. Pobre, epilético e neto de escravos morando na favela. Qual a chance de uma pessoa assim conquistar uma posição na sociedade escravagista da época?

::> Aos seis anos de idade presenciou a morte da única irmã. Quatro aos mais tarde, a sua mãe falece. Em 1854 o pai casou-se com Maria Inês. Aos quatorze anos, Joaquim Maria ajudava a madrasta a vender doces para sustentar a casa, tarefa difícil depois da morte do pai. Não se sabe se freqüentou regularmente a escola. O que se sabe é que, adolescente, já se interessava pela vida intelectual da Corte, onde trabalhou como caixeiro de livraria, tipógrafo e revisor, antes de se iniciar como jornalista e cronista.

::> Machado de Assis com certeza deparou-se um dia com uma estrada que apontava dois caminhos: de um lado, a estrada mais simples, a da lamentação, onde ele poderia usar toda a desgraça que o acompanhava para viver o resto de sua vida como um miserável resmungão, um chorão, talvez um "alcoólatra" ou quem sabe, usuário de um droga qualquer, porque a desculpa ele já tinha; de outro lado, havia a estrada dos sonhos, dos objetivos. Estrada que aos olhos dos outros e dos mesquinhos era a estrada do impossível. Era uma estrada cheia de dificuldades, mas o amor pelas letras, pela língua portuguesa, o enchiam de certezas.

::> Isso é o que falta na vida de muita gente: Certeza. Determinação, recusar o mal por si mesmo. Recusar a lamentação, as dores, sem aumentar os problemas, por piores que sejam. É preciso acreditar na vida, conquistar novos amores, criar uma nova família.

::> Chega de lamentações! Chega de choro! Há portas e mais portas esperando para serem abertas. Há muito o que fazer, não há tempo para desculpas. Chega de choro, a vida está batendo à sua porta, que tal conquistá-la!?!



(Seleção de Mulheres Tysunames: Valdelice dos Santos Silva).

Nenhum comentário: